domingo, 16 de novembro de 2014

DERMATITE SEBORREICA EM CÃES



Dermatite seborreica em cães

Conhecida como seborreia canina, essa dermatopatia é caracterizada por uma série de transtornos na camada córnea da pele que alteram a produção de sebo e queratina. 


Dermatite Seborreica não é uma doença das glândulas sebáceas, nem representa necessariamente um aumento na taxa de excreção de sebo, no entanto elas parecem ser necessárias para o desenvolvimento da dermatite seborreica. Prova disso é a predileção por áreas do corpo com grande concentração de glândulas sebáceas e onde elas são maiores como:
Ela é classificada como:
  •  seca
  • oleosa
  • ou mista
Ela pode ser primária ou secundária a alguma outra patologia, seja de pele ou não.

A seborreia primária pode ter fundo medicamentoso, endócrino, problemas com a alimentação como a falta ou excesso de gordura, proteína, vitamina A, zinco, além da má absorção e problemas no metabolismo. Ela é mais comum em determinadas raças predispostas, como por exemplo:

  • Teckel, Beagle, Cocker Inglês, Retriever do Labrador etc.; o fator hereditário ainda é muito discutido nesses casos. 
Já a secundária, pode ter como causa as dermatites, sensibilidade a produtos que são passados no animal como o xampu, o tempo muito seco, dermatopatias (atopia, alergia a picada de  pulgas e carrapatos), doenças hormonais (hipotireoidismo), dentre outras patologias metabólicas.
Seborreia seca em canídeo. Observe-se a presença de finas escamas soltas e secas entre os pêlos do dorso.
(http://intranet.fmv.utl.pt/atlas/pele/pele_060.htm)
Os sinais clínicos mais evidentes são: 

  • excesso de oleosidade 
  • ou ressecamento da pele
  • descamação (caspa)
  • pelame opaco, sem brilho 
  • queda de pelos acentuada
  • o prurido (coceira) pode estar presente ou não.



FOTO 1- Caspas denotando aumento de descamação




FOTO 2- Crostas de destacando juntamente com os pelos
FOTO 3- Pele muito irritada logo após as crostas serem destacadas
Fonte Img 1/2/3 http://skonbull.blogspot.com.br

As características da seborreia primária são tipicamente a oleosidade e a descamação. A seborreia secundária também apresenta descamação, porém é mais seca. 

O diagnóstico é feito através:
  • do exame clínico detalhado, podendo ter o auxílio de uma biópsia de pele ou não; 
  • demais exames podem ser realizados procurando causas para um processo secundário. 
Cuidado, principalmente aos clínicos veterinários, pois essa dermatopatia pode se apresentar com lesões semelhantes a lesões clássicas de outras doenças de pele corriqueiras no dia a dia da clínica dermatológica.

Seborreia oleosa secundária a infecção por Demodex canis. As escamas, resultantes da perda de células à superfície da camada córnea, estão muito aderentes.
(http://atlas.fmv.utl.pt/pele/pele_064.htm)
O tratamento:
  • na doença primária é para controle, não existindo cura definitiva
  • na secundária, os sintomas normalmente desaparecem quando controlada a causa base. Utilizamos medicações tópicas, orais e na forma de shampoos. Uma alimentação de qualidade é fundamental para manter a saúde da pelagem.
Aos proprietários de cães, tenham paciência, pois doenças de pele demoram muito tempo para se curarem e os tratamentos são bem trabalhosos. O importante é ter um Veterinário de confiança e não desistir no meio do caminho.
Img:http://skonbull.blogspot.com.br
O tratamento tem por objetivo eliminar as caspas e crostas, promover a limpeza da pele controlando os agentes oportunistas (bactérias, fungos e ácaros), reduzir o prurido e eliminar a reação inflamatória ...

...Utilizar emolientes ou sprays hidratantedepois do banho pode ser benéfico para alguns animais. Para outros, no entanto poderá levar a um acúmulo de oleosidade. Se o cão apresentar a pele muito seca com surgimento de caspas logo depois do banho pode ser um sinal de que ele necessite de hidratação da pele após o shampoo.


A frequência dos banhos poderá ser maior no inicio tratamento (primeiros dois ou três banhos). Depois será reduzida para um banho por semana ou a cada 15 dias, como manutenção, dependendo da necessidade individual do cão. Segundo alguns autores é fundamental chegar à menor frequência de banhos possível: quanto menos banhos melhor!

A partir da resposta do animal é possível alternar entre dois ou três shampoos diferentes afim de controlar o ressecamento excessivo da pele que os agentes queratolíticos podem produzir.
Caso a melhora não seja visível em três a quatros semanas de tratamento deve-se mudar os medicamentos de uso tópico. 

O surgimento de irritação, aumento do prurido e ressecamento indicam que se deva trocar a formulação do shamppo, loção ou creme! (http://skonbull.blogspot.com.br)
Fonte:
http://giroveterinario.blogspot.com.br/2010/01/dermatite-seborreica-em-caes.html
Leia matéria detalhada sobre a DS no Blog Skonbull:
http://skonbull.blogspot.com.br/2012/08/dermatite-seborreica-e-os-frenchies.html de onde tirei as informações assinaladas em letra azul.

0 comentários:

Postar um comentário